[Desafio Literário] Julie & Julia – Julie Powell

Julie & Julia – Julie Powell
 
 Edição: 1

Editora: Record

ISBN: 9788501087126

Ano: 2009

Páginas: 352 

 Sinopse: Best Seller internacional e vencedor do primeiro Blooker Prize (que premia livros baseados em blogs), Julie & Julia é uma história de desafios e superação, de risos e lágrimas, de uma mulher moderna lutando para colocar ordem em sua atribulada vida. Prestes a completar 30 anos, insatisfeita com o emprego de secretária de uma repartição pública e sufocada pela  pressão crescente para ter um bebê, Julie sentia-se incapaz de dar rumo diferente a sua vida. Para piorar um pouco mais, foi obrigada a se mudar com o marido para uma quitinete num bairro afastado, a quilômetros de distância do trabalho e dos amigos. Parecia mesmo um beco sem saída. Porém a solução estava no lugar mais improvável: no velho livro de receitas guardado na cozinha de casa da mãe. Meio por acaso, Julie se surpreende experimentando a primeira receita de Mastering the Art of French Cooking. Dado o primeiro passo, ela decidiu seguir adiante e enfrentar o desafio de fazer as 524 receitas contidas no clássico de Julia Child (uma das mais importantes apresentadoras de programas de culinária na TV norte-americana, aqui apresentada num delicioso prefácio da chef Rita Lobo) em apenas um ano – e escrever um blog relatando a façanha.

O que dizer desse livro? (risos) quem acompanha meus históricos de leitura no skoob, sabe que essa foi uma leitura complicada e confusa, porém, extremamente deliciosa.

Julie é uma secretária que está prestes a completar 30, insatisfeita com a vida e sofrendo a pressão de morar em um péssimo lugar e de ter um filho. Tá, até ai, não disse nada demais.

Com o livro conhecemos a vida e a rotina de Julie e Eric. Julie é desbocada, chata e facilmente irritável, não é do tipo: “MULHER PARA CASAR” tem um gênio muito difícil e um marido fantástico e amoroso.

Julie descontente com a sua vida, decidi dar início ao Projeto Julie & Julia, onde ela se auto – desafia em 365 dias fazer as 524 receitas do livro Mastering the Art of French Cooking famoso livro de Julia Child. Dentre todas as coisas que Julie odeia fazer, cozinhar não é uma delas. Ela sente um prazer libidinoso em cozinhar, nas receitas, nos gosto acentuados e a modifica por completo.

Sabe eu estava muito em dúvida sobre o que escrever, mas como julgar uma personagem REAL? Julie Powell fez nada mais nada menos do que relatar fatos de sua vida que realmente aconteceram, então como julgar a estrutura dos personagens, as personalidades, as construções das falas? É muito difícil, mas o que posso dizer sobre Julie é… Ela era uma chata despretenciosa, que não É uma boa amiga, muito menos uma boa mulher. Seus surtos pisicóticos torna-se insuportáveis, á medida que vamos avançando na leitura, porém ela é divertida e nos faz dar boas risadas com os seus FODAM-SE frequentes, ela é desbocada e ama Eric, mas acredito eu, que existem alguns fatos que ela não saiba encarar, como ela mesmo diz, ela é uma vaca covarde. E a sinceridade de Julie é o que faz com que a leitura seja fantástica.

Julie & Julia é um livro delicioso que deve ser saboreado aos poucos, e o que mais me agradou é que o livro é como uma ‘auto-biografia’ mas Julie o narra tão bem, que parece uma história fictícia e isso é o que conquista o leitor, o fato dela não só relatar acontecimentos, mas percebe-se claramente que ela pôs emoção á sua escrita, sem contar o fato de que o livro foi baseado em seu Projeto e em seu blog, o que torna a leitura ainda mais prazerosa, para nós, lindos blogueiros!

Julie & Julia é altamente recomendável, por sua narrativa leve e despretenciosa, corram para a livraria mais próxima e garantam já o seu, mas o Ministério da Saúde adverte, esse livro pode causar um aumento significativo em seu peso, então peguem leve na comida e fechem a boca, porque o livro dá uma puta fome!

O livro virou filme e Julia Child é interpretada por ninguém mais que Meryl Streep, estou ansiosa para ver o filme  e conferir se segue a mesma qualidade do livro.

Espero que tenham gostado, essa resenha é um oferecimento do Desafio Literário 2012 e fiquem ligados porque o tema do mês de fevereiro é Nome Próprio, estou ansiosa para começar a próxima leitura.

Um Beijão, Camila Leite

8 comments

  1. Tullia says:

    Não gosto muito de autobiografias, mas como você falou que parece ficção, acho que pode ser uma boa pedida! Já vi o trailler do filme, acho que já está na hora, né? Adorei a resenha…

  2. Mariana says:

    Ah, que lindinho!! Sério mesmo que é uma auto-biografia? Ah, achei bem interessante! De fato, deve ser diversão garantida!!!!
    A resenha ficou ótima!

    BEIJITOS!

  3. Mônica says:

    Parabéns pela resenha… acho que se alguém tinha dúvidas sobre este livro, você conseguir colocá-las abaixo!

    Eu adoro livros onde as personagens são reais, transmitem e afloram emoções!

    Ótima dica!

    Um beijo,
    Nica

  4. ilma says:

    nossa , estou alienada, sabia que existia o filme, mas não o livro, me julguem , aaaaaaa, eita parece ser uma leitura difícil ,mesmo, mas com recompensa.

  5. Ewerton Lenildo says:

    Hmmmm, quero ler e ver haha :D
    Parece ser muito bom (;
    Ótima dica Cah, nem conhecia UASIDSUADS
    Sucesso SEMPRE viu? beeijão ;*

    Ewerton Lenildo – Academia de Leitura
    papeldeumlivro.blogspot.com
    @Papeldeumlivro

Deixe uma resposta